
Seu pet chora muito, uiva, late incansavelmente ou destrói móveis e objetos quando está sozinho? Saiba que ele pode estar sofrendo de ansiedade de separação!
O fato é que de alguns anos pra cá, a forma como temos tratado nossos pets mudou muuuuuito. Hoje, eles fazem parte da família e são nossos filhos, e, como pais, queremos sempre o melhor e mimamos muuuuito!!
Só que esse mimo excessivo pode causar problemas comportamentais e pode ser a razão dele sofrer tanto e praticar algumas artes na sua ausência.
Mas, saiba que ele pode melhorar…. com a sua ajuda e alguns exercícios!
1- Às vezes pequenas ações como, pegar as chaves ou colocar os sapatos já disparam o gatilho da ansiedade do seu pet.
Então pratique se arrumar várias vezes ao dia, pegar as chaves ou colocar os sapatos e não sair, mas recompensando ele para desassociar negativamente a sua saída.
2- Não faça alarde ao sair e ao chegar em casa
Temos o hábito de nos despedir com tristeza dos nossos pets e quando voltamos, chegamos com entusiasmo. Mesmo parecendo inofensivo, com esse comportamento só estamos reforçando a ansiedade dos nossos cães.
Haja normalmente, saia sem alarde e quando retornar, diga oi ao seu pet e continue com seus afazeres e dê atenção apenas quando ele estiver mais calmo. Acredite, por mais cruel que pareça atitudes como essas ajudam muito seu pet.
3- Enriquecimento ambiental para ajudar a lidar com o estresse
Incentive a mastigar os brinquedos adequados, pois ajuda a aliviar o estresse.
4- Use suplementos calmantes
A maioria são feitos de ingredientes naturais e podem ajudar a prevenir a ansiedade. De qualquer forma, sempre consulte o seu veterinário.
Não esqueça, procure a ajuda de profissionais específicos em comportamento canino caso não consiga fazer sozinho.
Boa sorte!!